
Como ser um Personal Trainer de sucesso
02 de Agosto de 2019 – (Texto de origem Portuguesa)
Ser Personal Trainer pode revelar-se uma actividade extremamente recompensadora, tanto a nível salarial como a nível de realização pessoal – no sentido em que ajudar outras pessoas a ultrapassar obstáculos e alcançar objetivos de maneira a melhorar a sua saúde, imagem, e autoestima é algo profundamente gratificante e motivador. Neste artigo vai encontrar dicas e metodologias para crescer o seu negócio. Confira:
Ser Personal Trainer pode revelar-se uma actividade extremamente recompensadora
Ser Personal Trainer pode revelar-se uma actividade extremamente recompensadora | Fonte: iStock
Certificações:
Em tudo é preciso começar por algum sítio, e ser Personal Trainer não é exceção. Para quem está à procura de uma Instituição de Ensino Superior para realizar os seus estudos na área do Desporto, disponibilizamos informações sobre os cursos existentes. Esta é uma lista de Instituições meramente informativa e cuja a ordem não está dependente de avaliações externas ou internas de qualidade:
Doutoramento Educação Física e Desporto – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Licenciatura em Ciências do Desporto (Regime pós-laboral) – Universidade de Coimbra
Licenciatura em Ciências do Desporto – Universidade de Évora
Licenciatura em Desporto – Instituto Politécnico de Beja
Licenciatura em Desporto – Universidade do Algarve
Mestrado em Actividade Física e Desporto – Universidade da Madeira
Mestrado em Actividade Física para a Terceira Idade – Universidade do Porto
Mestrado em Exercício e Saúde – Instituto Politécnico de Bragança
Mestrado em Treino de Alto Rendimento – Universidade de Lisboa
Programa Doutoral em Ciências do Desporto- Universidade do Porto
Seguro:
Acidentes acontecem a toda a hora e quando menos se espera. É por isso que é fundamental estar preparado para saber lidar com eles sem ser apanhado em falso. Não caia na tentação de procrastinar fazer um Seguro de Responsabilidade Civil para evitar sobrecarregar a sua lista de despesas: um belo dia um quiroprata tropeça durante uma das suas aulas, lesiona o pulso ficando impedido de exercer a sua profissão durante uns bons meses, e não queira saber o pesadelo de encargos em que se vê envolvido.
Tratar a sua actividade como um negócio:
Regra n.º1 do empreendedorismo: se se vai dedicar a um negócio, faça-o a 100%. Se ao princípio estiver a exercer esta actividade em regime part-time porque precisa de alguma estabilidade no fluxo financeiro da sua conta, isso não será um problema desde que tenha bem definido o objetivo de passar para full-time uma vez que a sua base de clientes esteja mais consolidada. Procure que o seu emprego alternativo esteja o mais possível relacionado com esta área: é uma excelente maneira de conhecer clientes e maximizar o seu networking.
Marketing Criativo
Uma boa estratégia para dar o primeiro impulso ao seu negócio é organizar e divulgar mini-sessões gratuitas de meia-hora num ginásio, centro fitness ou centro comunitário. Procure focar-se ativamente nos interesses manifestados pelos seus potenciais clientes logo à partida.
A web e as redes sociais são também das principais ferramentas mais prolíferas em resultados. Crie um canal no Youtube com dicas de fitness e procure ser consistente, postando vídeos curtos 2 a 3 vezes por semana. Isto permitirá aos seus futuros clientes terem uma ideia do seu estilo de treino e da sua personalidade. Se ao princípio não obtiver resultados massivos não desespere: é normal. Não desista, seja consistente, tenha uma boa qualidade de imagem e de edição dos vídeos. Os resultados virão com o tempo. Se criar um site, não descure a qualidade. A sua imagem e a sua reputação são o seu cartão de visita.
No Facebook, uma opção que oferece bons resultados é fazer sessões live do seu treino. Lembre-se que deve sempre agir de forma profissional, adulta, ética e ter uma boa energia. Não é preciso andar sempre com um sorriso rasgado de orelha a orelha, mas procure ser dinâmico e motivador.
Especializações:
Nada vai dinamizar a sua atividade tanto como focar-se em nichos de mercado. Aqui fica uma lista dos mais populares:
- Atletas juvenis
- Gravidez (pré-natal e pós-parto)
- Séniores
- Perda de peso (gordura)
- Bodybuilding
- Mercado feminino
- Pessoas com incapacidades físicas
Coisas importantes:
Mesmo que ainda não a tenha, tudo o que faz constrói a sua reputação: procure não ceder à tentação do dinheiro rápido autorizando o seu nome e imagem para a promoção de produtos duvidosos.
Lembre-se ainda que treinos intensivos estão em todos os sites, livros e revistas de fitness – a capacidade de motivar alguém a desenvolver a autoconfiança para treinar afincadamente por si mesmo é a marca de um verdadeiro profissional de fitness. Ter o bom-senso de perceber quando um cliente está de facto a dar o seu melhor, para também haver espaço para alguma flexibilidade de modo a não desmotivar o cliente pelo seu esforço é uma qualidade imprescindível.
Créditos de conteúdo e imagem:
https://noticias.universia.pt/educacao/noticia/2019/08/02/1165838/personal-trainer-sucesso.html
Fonte: Universia Portugal
