Você sabe quanto cobrar pelo seus servicos?

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto ilustrativa – Créditos:CC0 Public Domain / FAQ

Personal Trainer: Quanto cobrar?

Quanto cobrar pela aula é uma questão que atormenta o Personal Trainer. Fiz uma rápida pesquisa e observei que os valores variam de R$ 10,00 à R$ 200,00 por aula, a diferença é tão grande que não dá para falar, tire uma média e faça seu preço! Então comecei por tentar entender como se faz a formação de preço pela prestação de um serviço.

O ponto de partida deve ser a lei de mercado. Quanto maior a oferta do serviço, menor será o preço, quanto maior a demanda pelo serviço maior ele será. Sendo assim é preciso fazer uma pesquisa de mercado para saber quanto seus colegas de profissão cobram pelo serviço. Neste ponto exclua aqueles que oferecem diferenciais no atendimento, pois o que queremos é determinar o valor pelo serviço básico.

Em cidades pequenas, provavelmente haverá uma variação pequena nesse valor. Já em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, os valores irão variar por bairro e até mesmo entre academias do mesmo bairro, neste caso é preciso definir a região que deseja atuar.

O valor agregado

Você pode se contentar com o valor de mercado ou então ir além, mas para isso terá que oferecer mais. Precisa agregar valor.

Valor é o conjunto de benefícios esperados por determinado produto ou serviço (Philip Kotler)

 

Básico: qualidade do serviço, preço, atendimento

Esperado: tudo o cliente não considera fundamental, mas espera que você ofereça (pontualidade, assiduidade, criatividade, atualização)

Desejado: valores intrínsecos ao cliente. Desejos, expectativas que não necessariamente espera obter de você.

Inesperados: valores que o cliente não tem em relação ao serviço contratado ou a contratar. São valores que ele não, não projetou tão pouco idealizou.

Nos valores desejados você encontra o espaço para encantar o cliente e nos inesperados é a oportunidade de encantar, supreender o cliente.
Uma regra que deve ser seguida é não pular etapas, não adianta oferecer o desejado sem antes proporcionar o esperado.
Exemplificando…

Básico: seria prescrever um bom treino, cobrar o preço de mercado e ser educado com seu cliente.

Esperado: seria não cancelar as aulas, cumprir rigorosamente o horário combinado, variar as atividades e manter-se atualizado.

Desejado: seria levar equipamentos diferentes para a aula, flexibilidade para fazer reposições.

Inesperados: seria oferecer brindes ou acrescentar 10min no tempo da aula para fazer uma massagem relaxante (desde que você esteja apto para fazer massagens e o cliente disponha de mais 10 min.)

O que fazer quando o cliente achar seu serviço de Personal caro?
Se você oferece apenas um serviço básico de Personal Trainer, não terá muitos argumentos, pode oferecer um desconto se o cliente topar treinar em um horário menos procurado ou se fechar três meses antecipadamente.
Oferecendo um serviço com valor agregado, tenha na ponta da língua os benefícios que o cliente terá ao contratá-lo como Personal Trainer. Fale tudo o que achar necessário, sua formação, os cursos que faz constantemente, equipamentos que adquire para uso nas aulas etc.

Lembre-se que se você não valorizar seu trabalho,
ninguém o fará.

Denise

 

Denise Carceroni

Denise Carceroni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.