Jake Steinfeld conta sua trajetoria para o sucesso

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Segredos do sucesso

No seu I’ve Seen a Lot of Famous People Naked, o americano Jake Steinfeld conta como passou de menino gorducho a maior empresário do mercado de fitness dos Estados Unidos

Fala-se tanto em MBA que muita gente acha que não há outro caminho para o sucesso a não ser seguir a cartilha das melhores escolas de negócios. Para mostrar que não precisa ser assim, Jake Steinfeld, maior ícone da malhação americana, resolveu contar sua história no livro I’ve Seen a Lot of Famous People Naked (“Eu já vi um monte de gente famosa nua”, em português), lançado em setembro nos Estados Unidos.

Por nuas, Steinfeld não quer dizer pessoas sem roupa — mas despidas do glamour e da maquiagem que as impedem de mostrar suas verdadeiras qualidades. Com a cantora Madonna e com o mago do cinema Steven Spielberg (que assina o prefácio), Steinfeld afirma ter aprendido tudo o que precisava para se tornar um empreendedor capaz de levantar negócios com a mesma facilidade com que levanta pesos nos comerciais de TV. Steinfeld é fundador da Body by Jake, empresa de promoções, produção de conteúdo e venda de produtos que faturou 600 milhões de dólares em 2005. Há poucos meses, a Body by Jake uniu-se à Time Warner para lançar um canal pago de ginástica. É uma grande empresa hoje, mas começou do nada, como acontece com todos os empreendedores.

“Criei uma indústria inteira quando me tornei o primeiro personal trainer das estrelas. Mas eu mesmo não sabia disso. Antes de me dar conta, já estava no mundo dos negócios”

A mensagem do livro é — se você tem uma boa idéia, arrisque. De menino gordinho e gago, vivendo na periferia de Nova York, sem motivação para os estudos nem para seguir a vida de comerciante do pai, Steinfeld tornou-se um empreendedor de sucesso. Mudou-se para Los Angeles e, na condição de um dos precursores da mania dos personal trainers, foi disputado por famosos de Hollywood. Virou estrela de um programa de televisão e criou o próprio canal dedicado à forma física, o FitTV, vendido à Fox por 500 milhões de dólares. “Se eu pude, qualquer um pode”, afirma.

Segundo Steinfeld, o segredo do sucesso é apostar no velho conhecimento prático, que ele chama de “esperteza das ruas”. Títulos acadêmicos ou especialização em negócios podem ajudar, diz ele, mas não são tão importantes. Steinfeld se orgulha de ter sempre seguido o próprio faro. Ele nunca deixou de fazer uma ligação para pedir um empréstimo ou propor uma parceria quando achou que era o momento. “Recebo mais de uma dezena de nãos todos os dias, mas o que importa é o único sim que consigo arrancar”, diz.

Steinfeld teve seu primeiro contato com o mundo dos negócios como vendedor de anúncios para uma pequena revista de propriedade da família. Era tão ruim que seu pai, quando o enviava a um novo cliente, ligava antes e lhe oferecia descontos para preparar o terreno. Sua vida começou a mudar quando ganhou uns pesos de presente. Num arroubo adolescente, decidiu se tornar Mister América — uma daquelas montanhas de músculos que se exibem em concursos de televisão. Contra a vontade da família, mudou-se para Los Angeles e treinou de forma obstinada por vários anos. Nunca passou de um segundo lugar nos concursos de que participou. Quando percebeu que o sonho havia acabado, continuou em Los Angeles — por vergonha de voltar para Nova York e enfrentar os pais.

Em meados da década de 80, uma atriz secundária em Hollywood, que o conhecia do bairro onde moravam, pediu-lhe que a ajudasse a entrar em forma. Steinfeld treinou-a com sessões diárias e séries rápidas e localizadas. Nascia, assim, a idéia de virar personal trainer. Sua fama se espalhou em Hollywood. Começou a cobrar 200 dólares por aula, foi matéria das revistas de fofoca e se tornou uma pequena celebridade local.

O que o levou ao sucesso verdadeiro foi entender que as pessoas que ele treinava haviam chegado ao topo da carreira porque nada as fazia desistir. O livro foi escrito para quem está hoje numa posição parecida com a dele nos tempos de personal trainer — alguém que farejou uma oportunidade, mas não sabe como desenvolvê-la. Para quem já é rodado, o livro pode parecer básico demais, principalmente a primeira parte, quando ele ensina como fazer uma planilha de custos. A segunda, porém, é recheada de histórias saborosas e dicas de como furar a barreira da mediocridade. Tudo do jeito que Steinfeld vê o mundo, claro. Mas não dá para negar que ele enxerga coisas que nem todo mundo vê.

Os conselhos de Jake Steinfeld

Quatro atitudes que ele aprendeu com as celebridades para protagonizar uma história de negócios

Acredite
A diferença entre alguém com um emprego que odeia e Steven Spielberg é que Spielberg não abandonou seus sonhos

Visualize
Coloque suas idéias no papel. Apenas com isso você verá que o sonho já terá se transformado num projeto

Ataque
Ao falar com um possível investidor, vá direto ao ponto. Se não convencê-lo em 10 minutos, você perdeu a batalha

Ouse
Não tenha medo de propor parcerias ou pedir empréstimos. Haverá muitas negativas, mas só é preciso um único sim

Fonte: Exame – PME – Vinicius Romanini

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