O que o Personal Trainer deve fazer? Dicas para o cliente

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Foto ilustrativa – Créditos: Skeeze

Uma leitora pediu dicas sobre Personal Trainer, como no Fique INforma quem manda é o leitor, aqui vão algumas dicas. Quem é aluno poderá saber se seu o que seu Personal deve fazer e que é professor poderá checar se não esqueceu de algum detalhe no atendimento do aluno.

No artigo: E afinal, o que é o Personal Trainer?, você encontrará algumas dicas do que precisa saber antes de contratar o seu.

 

E depois?

O que exatamente ele deverá fazer?

 

 

 

 

  1. Todo Personal que se preze faz um entrevista com o aluno, para conhecê-lo melhor. Nesse momento devem ser esclarecidas todas as dúvidas (não que elas se esgotem, mas deixe claro exatamente o que você deseja).
  2. É importante que o aluno responda à uma anamnese clínica. Ela servirá como base para a prescrição dos exercício e como um guia para o professor ter em mão todos os problemas de saúde que o aluno tem ou teve.
  3. Uma avaliação física é desejável. Ela servirá para acompanhar a evolução do programa de atividades físicas. Em geral ela é composta de avaliação antropométrica (medidas do corpo), avaliação postural, avaliação de força e flexibilidade e avaliação cardiovascular. Essa última eu prefiro solicitar que o cardiologista faça o encaminhamento, é mais seguro e preciso.  Vale lembrar que a avaliação pode ser acrescida de outros testes, bem como os citados podem ser suprimidos, tudo depende do objetivo do aluno. A avaliação deve ser refeita de tempos em tempos.
  4. Todos os procedimentos de aula devem ser explicados para o aluno, é importante que saiba para que e porque está fazendo cada exercício.
  5. O aluno deve ter conhecimento de por quanto tempo irá realizar aquele tipo de treino (duração do ciclo), quando e porque será modificado.
  6. O professor precisa ficar atento aos sinais que o aluno dá. Exercício não dói, exercício não faz sofrer, deve dar prazer a quem está fazendo. Quando isso não ocorre deve ser trocado.
  7. Todo exercício é passível de adaptação, restrições de movimento não são motivo para cancelar a seção.
  8. Cabe ao professor explicar o movimento, realizar algumas repetições como exemplo e corrigir o posicionamneto do aluno, sempre que necessário.
  9. O professor deve ser organizado, preparar o ambiente antes do início da seção, separando o material que será usado.
  10. O professor deve motivar o aluno à realizar os exercícios, mas precisa também respeitar o seu ritmo, não exagerando no nível de exigência.

 

Aguardem mais dicas!

 

Denise

 

Denise Carceroni

Denise Carceroni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.