Conceitos e contextos

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto ilustrativa – Créditos: CC0 Public Domain / FAQ

Personal Trainer

Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associada a um estilo de época, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar como o exemplo na formação das legiões romanas com suas longas marchas e treinos.

Apesar dessa fórmula milagrosa que é a atividade física estar presente em quase todos os meios de comunicação, cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios.

A desculpa mais frequente é a falta de tempo ou falta de condições para prática que é agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como a comodidades do controle remoto, telefone celular, elevador e escadas rolantes sem falar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador.

Infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundiais, pois uma das doenças associadas à falta de exercícios como a obesidade tem prevalecido em quase todo planeta.

Contudo, a atividade física é incontestavelmente um componente muito importante para que os seres humanos tenham saúde e também melhoria na qualidade de vida. Além disso, outras vantagens podem ser atribuídas a uma prática regular de esportes, tais como o emagrecimento e até mesmo um maior bem estar psicológico.

Nesse sentido, tem se presenciado uma preocupação cada vez maior com a prática de atividades dessa natureza abrindo um vasto campo de oportunidades para profissionais qualificados nessa área.

Um desses profissionais, que vem ganhando espaço no mercado da saúde e esporte, é o personal trainer. Esse profissional atua em uma área da educação física que vem crescendo e ganhando prestígio nos últimos anos. O personal trainer trabalha, como a tradução já diz, com treinamento físico personalizado, atendendo um aluno ou pequenos grupos, sempre respeitando a individualidade de cada um ao montar um programa de treinamento.

O personal trainer é um profissional de fitness licenciado em educação física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento.

O SEBRAE/PR indica abaixo endereços de sites interessantes, entretanto, a responsabilidade pela atualização e confiabilidade das informações é da entidade/instituição detentora do Site.

Veja mais:

www.fitnessbrasil.com.br
Fitness Brasil.

www.jppersonal.com/diversos/glossario
Glossário.

www.saudeemmovimento.com.br
Saúde em movimento.

www.cdof.com.br
Cooperativa do Fitness.

http://www.confef.org.br
Conselho Federal de Educação Física.

www.educacaofisica.com.br
Portal da Educação Física.

Fonte: SEBRAE-PR

TRAINER BRASIL

TRAINER BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.