Personal – Como cobrar? Formas de pagamento

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Foto ilustrativa – Créditos: Mira De Shazer

 

Esse é um problema que costuma  dificultar as rotinas administrativas de boa parte dos profissionais, porque com o convívio quase diário, muitos clientes tem o hábito de atrasar o pagamento seja por esquecimento ou confundir o serviço com o vínculo de amizade.

Uma sugestão para minimizar esse problema e enviar algum tipo de lembrete ou o próprio carne, mensagem, torpedo, boleto ou deposito bancário preenchido com seu nome e o número da conta com o valor para deposito e preferencialmente estabelecer sempre uma mesma data dentro do mês para que isso ocorra, definindo o dia do “pagamento”.

Uma boa possibilidade é de direcionar o cliente a uma forma de pagamento especifica  através de estratégias como descontos, a melhor opção de reduzir a inadimplência e com um custo mais  baixo para o profissional é a modalidade de transferência  entre contas pré agendada pelo cliente para a conta do Personal, a dificuldade dessa modalidade é se o valor do serviço for variável de mês a mês.

Na tentativa da redução dos atrasos, uma técnica bastante utilizada para o pagamento de alugueis, condomínios … e o desconto no valor total do serviço como prêmio pela assiduidade.

Outra sugestão embora menos comum é o pagamento antecipado do bimestre, trimestre, semestre … tendo regras bem claras caso aja a necessidade da devolução ou  interrupção dos serviços com a restituição do valor pago ao cliente.

Agora em seu planejamento estratégico a ideia de disponibilizar mais de uma forma de  pagamento pode colaborar ao mesmo tempo para a comodidade do cliente e menor risco de inadimplência ao profissional, mas algumas formas de pagamento tem um custo pela sua implementação que deve ser contabilizadas pelo profissional na formação do seu preço de venda.

O mercado geralmente trabalha com as seguintes modalidades:

Cartão de credito  – Esta é uma tendência mundial e plena expansão para um público de maior poder aquisitivo acostumado a pagar produtos e serviços. Para o cliente é uma vantagem pois além do serviços contratado também ganha pontos no uso do cartão e pode ser revertido em benéficos e prêmios, algumas bandeiras de cartões nacionais já incluíram um código especifico para o Personal Trainer na contratação de seus serviços e a nova opção para uso dos cartões pelo celular.

Vantagens: Maior beneficio para o cliente, possibilidade de inadimplência zero depois de autorizado o crédito e a reversão dos pontos como o gasto do cartão como um bônus ao cliente que pode juntar milhas para futuro uso.

Desvantagens: Pagamento de taxas de administração, tempo de retorno do crédito geralmente em 30 dias.

Debito em conta – junto com as operadoras de cartão de credito  e os bancos estão disponibilizando a possibilidade de debito direto na conta corrente do cliente também uma metodologia em plena expansão o chamando “dinheiro de plástico”.

Vantagens: segurança por não lidar com dinheiro em espécie no local e o crédito efetuado diretamente na conta corrente do Personal e depois de autorizado o crédito risco zero de inadimplência.

Desvantagens: os mesmo do cartão de credito e mais a taxa cobrada pela operadora entorno de 1,5% a 3,0% do valor do credito e a efetivação do deposito em sua conta corrente geralmente no dia útil seguinte ou D + 1.

Boleto bancário – forma de pagamento muito utilizado como pagamento de títulos e serviços.

Vantagens: segurança por não lidar com dinheiro em espécie no local das aulas e o credito ser efetuado diretamente na conta corrente do Personal. Com a possibilidade do envio ao seu cliente por torpedo ou mensagem do código para pagamento.

Desvantagens: os mesmo do cartão de credito e mais a taxa cobrada pela operadora entorno de 1,5% a 3,0% do valor do credito e a efetivação do deposito em sua conta corrente geralmente no dia útil seguinte ou D + 1.

Dinheiro – recebimento em espécie na moeda nacional

Vantagem: Pronto para “uso”.

Desvantagem: Segurança pelo risco de assalto.

Inovação – Alguns profissionais liberias e pequenos estabelecimentos estão disponibilizando em seus sites uma “Loja Virtual” para comercializar seus serviços pagos pelos clientes por meio do comércio eletrónico, prática a cada dia mais difundida e de uso comum.

Loja virtual Como Montar Uma Loja Virtual

A discrição das possibilidades desse processo deve ficar bem claro e especificado durante as negociações da implementação do serviço (preferência do cliente, valor, data e formas de pagamento).

Situação Problema: Como aumentar o valor dos honorários que já estão defasados? Meu cliente já tem 3 anos que me paga o mesmo valor, o que fazer?

Minha sugestão e colocar essa cláusula em seu contrato ou termo de compromisso, onde fique claro ao cliente que em certa periodicidade e a partir de um índice o valor vai ser revisto. Outra dica e pequenos lembretes ao cliente com seus gastos com reciclagem profissional, comprei um livro novo … estou viajando na próxima semana para fazer um curso … para te “torturar” com mais eficiência, tive que fazer uma pós … para sua segurança comprei esse Polar … Mensagens subliminares de que em algum momento o preço vai subir.

Caso de Sucesso – Um personal relacionava o número de sessões de treino do período com o próximo acerto financeiro que coincide o pagamento com a avaliação física do período, doutrinando o cliente para que o dia da avaliação fosse o dia do próximo pagamento.

Consultoria– Com base em outros profissionais da saúde e autônomos, uma técnica que se puder ser implementada seria bem pertinente é a transferência da responsabilidade da cobrança ou controle financeiro para a “secretaria” ou do “contador” fazendo o papel de descuidado com essas coisas “menores” que é mexer com dinheiro e controlar datas de recebimentos.

Boa sorte e sucesso !

Fausto Porto

Trainer Brasil

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