Personal – Cliente ou Consumidor?

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Imagem ilustrativa – Créditos: Geralt

Essa é uma boa pergunta, pela observação do enfoque deste texto optei pelo tratamento de cliente ou consumidor como sinônimos .

Como a proposta deste trabalho é buscar esclarecer conceitos e as leis de mercado e possibilidades de sua aplicação na segmentação da atividade física como um negócio, se torna necessário conhecemos suas definições e aplicações que são em linhas gerais pouco abordos ou desconhecidos na formação e atuação profissional.

A importância desta analise é conhecer as relações jurídicas que são criadas quando da comercialização ou oferta de seu produto ou serviço ao mercado.

O que é consumidor?

” Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final” (Artigo 2º do código de defesa do consumidor)

O que é serviço?

“Qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista”. (Parágrafo 2 º do Artigo 3º do código de defesa do consumidor)

O que é fornecedor?

“É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, em como os entes despersonalizados, que desenvolvem as atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços”. (Artigo 3º do código de defesa do consumidor)

O que é um autônomo?

O conceito de autônomo são os indivíduos que atuam por conta própria, mas estão ligados a profissões de natureza CIENTÍFICA , literária ou artística.

O que é mercado?

Inter-relações entre clientes e fornecedores, em sua dinâmica, fluxos, demanda e demais variáveis.

Quais são as leis de mercado?

É importante temos uma ideia de como são as relações de consumo e como se comportam na sociedade:

1º lei – Muita oferta e muita demanda geralmente eleva a concorrência.

2º lei – Muita oferta e pouca demanda geralmente reduz os preços oferecidos.

3º lei – Pouca oferta e muita demanda geralmente eleva os preços oferecidos.

4º lei – Serviço ou produto, único, exclusivo e diferenciado forma seu preço e mercado.

Cuidado ! – Tenho relato de Personais que foram acionados pelo Procon, por desconhecer as principais normas e legislações  vigentes, oferecendo propaganda enganosa, venda casadas … quebra de contrato, não seja o próximo.

Bons estudos e boa sorte !

Fausto Porto

Trainer Brasil

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