Personal Trainer & Cia: Noções de Marketing

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
8196282355_ab2af34630_b
Foto ilustrativa – Créditos: #BlogMkt via photopin (license)

Personal Trainer & Cia: Noções de Marketing na Literatura sobre Treinamento Personalizado

Dissertação de Metrado – apresentado por:

Autora: Cibele Biehl Bossle

Instituição de Ensino:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escola de Educação Física
Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano

Orientador:

Prof. Dr. Alex Branco Fraga

Ano: 2009

Resumo:

Essa dissertação de mestrado trata de analisar a “marketização” do personal trainer, mais especificamente os elementos que permitiram a inserção de noções de marketing na literatura sobre treinamento personalizado disponível nas bibliotecas dos cursos de formação inicial em educação física. É uma pesquisa de cunho qualitativo que se sustenta em autores como Michel Foucault, Jeremy Rifkin e Zygmunt Bauman e que se vale da análise de discurso de inspiração foucaultiana como ferramenta metodológica. O texto está estruturado em cinco capítulos. O primeiro compreende a emergência do personal trainer e a realidade do trabalho como treinador personalizado, que lhe confere características de uma “academia ambulante”. O segundo trata da “marketização” dos processos da vida e conecta o treinador personalizado a uma idéia de “super microempresa”. O terceiro abrange os caminhos traçados para a construção deste estudo, que envolvem a garimpagem textual em bases de dados e a descrição metodológica sobre análise do discurso. O quarto abarca a análise propriamente dita e o quinto apresenta as considerações finais. A análise das bibliografias deu visibilidade a elementos heterogêneos que se entrecruzam e se articulam no interior dos materiais: a “marketização”, a “individualização em excesso”, o modelo de autoformação norte-americano e a precarização das condições de trabalho do treinador personalizado. Essa análise também permitiu visualizar que o marketing dirigido ao personal trainer tem como tarefa reinventar, ressignificar e “repaginar” esta ocupação profissional em nome da sobrevivência no disputado mercado da vida ativa.

Para acesso a Dissertação – clique aqui !

 

Cibele

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira o Currículo Lattes da Autora.

TRAINER BRASIL

TRAINER BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.