Personal – Quais são os serviços prestados ?

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto ilustrativa – Créditos: Stevepb

Como profissional graduado em Educação Física e como define o artigo 3º da Lei–9696/98 este profissional esta habilitado a oferecer os seguintes serviços em uma análise macro:

Consultoria, assessoria, palestras e cursos sobre fitness, qualidade de vida,  forma física e atividade física nos aspectos ligados a Educação Física.

Elaboração de projetos e implementação de atividades e treinamento, para clientes , pequenos grupos ou empresas  (ginástica laboral).

Avaliação Física, para analisar  e avaliar os parâmetros funcionais e a aptidão física são observados alguns  testes, instrumentos e protocolos com a finalidade de coletar dados tais como:

Capacidade cardiorespiratória, neuromuscular e  os dados antropométricos

O planejamento, prescrição, orientação, supervisão e acompanhamento de um programa individualizado;

E em alguns casos especiais existe o contrato de exclusividade, para clientes que necessitam do acompanhamento em viagens, excursões e  em sua rotina de compromissos e horários irregulares.

A elaboração de um programa e a prestação do serviço se processa geralmente da seguinte forma: 

Contato inicial – O cliente procura o personal diretamente ou por telefone e marca o dia e o horário da entrevista;

Entrevista – Esta é a primeira parte,  quando se determinará os fatores relevantes para o planejamento e a execução do programa de exercícios, bem como as intenções iniciais, objetivos, disponibilidade de tempo, local e formas de implementação do programa;

Observação – Na entrevista são analisados os fatores de riscos   e o cruzamento das informações recolhidas como: idade, sexo, histórico clínico, histórico familiar, intervenções cirúrgicas. Para delimitar os perigos inerentes a implementação de programa de atividade física , sendo importante e recomendado pelo ACMS – Colégio Americano de Medicina Esportiva o trabalho multidisciplinar  com a avaliação de um profissional de medicina e a elaboração de uma bateria de testes complementares antes do execução  prática do programa.

A avaliação física – Esta é a fase na qual se avaliam  suas condições iniciais, se estabelece os limites e o ritmo para o programa que futuramente serão   fatores de comparação com os progressos obtidos.

Geralmente são observados: 

1 – A capacidade cardiorespiratória e seus índices (freqüência cardíaca, pressão arterial, volume de oxigênio …)

2 – Composição corporal

3 – Avaliação Postural

4 – Grau de flexibilidade articular

5 – Medidas e circunferências corporais

6 – E os índices necessários na avaliação da aptidão física relacionados com o programa a ser implantado.

Planejamento – Com os dados dos exames complementares,  parecer do médico,  os dados da avaliação física  e com os objetivos do aluno é elaborado o planejamento do programa e suas atividades. A curto, médio e longo prazo.

Acompanhamento – é a supervisão do programa na execução dos exercícios,  fator de maior segurança evitando os resultados desagradáveis como o risco de lesões, eficiência pela correta execução do programa  e fator de motivação pela presença do profissional, ideal para pessoas com interesse em modalidades competitivas, pois o Personal elabora o planejamento e acompanha o atleta, oferecendo a elaboração de planilhas de treino, calendário de provas e suporte durante as mesmas.

Controle – através das reavaliações que são realizadas durante o processo no intuito de se certificar dos progressos do programa e efetuar as correções caso estas sejam necessárias, e durante os exercícios, a monitoração dos batimentos cardíacos pelo monitor de freqüência cardíaca e por índice subjetivos de avaliação da intensidade do esforço formando um parâmetro de segurança na realização das atividades.

Assessoria – na compra de material, aparelhos e acessórios  esportivos e assuntos ligados à forma física e fitness.

Prescrição e acompanhamento à distância – para alunos em um estágio mais evoluído ou que viajam muito, elaboração de planilhas de treino, assessoria das dúvidas e problemas e acompanhamento pela reavaliações.

Reavaliação – após um número  de seções, a ser combinado entre o Personal e o cliente, elaborar uma nova avaliação para comparação com a inicial, bem como para coleta de novos dados para a adequação da nova prescrição (geralmente considere com o final do período inicial)

Novo Planejamento e prescrição – após as adaptações fisiológicas sofridas e as metas alcançadas com base a fase anterior, novo planejamento e prescrição serão efetuadas.

Espero ter colaborando com essa visão da organização e cronograma de ações para a atuação do profissional no mercado.

Boa sorte e sucesso !

Fausto Porto

Trainer Brasil

Trainer Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.