

Para compreender para onde vamos é necessário olhar para frente, observar o que está acontecendo à nossa volta e não apenas na nossa fatia de mercado, no fitness. Vivemos uma época que há 10 anos sequer poderíamos imaginar. Economia crescendo, moeda forte, informação à distância de um clique e dentro do seu bolso, surgimento de uma nova classe média, aumento da expectativa de vida, diminuição da taxa de natalidade. Todos esses fatores culminam para a formação de uma nova sociedade, de um novo tipo de cliente e se não mudarmos o foco, errar vai significar fechar as portas, independente do tamanho do seu negócio, independente se sua academia é pequena, média ou grande.
Há algum tempo que percebemos uma movimentação no mercado quanto a segmentação dos negócios de fitness. Redes de academias só para mulheres, academias para crianças, studios de pilates focados na terceira idade, grupos de corrida, mesmo quem é grande, dentro do seu negócio, segmenta. E aqui é que começa o segredo do sucesso.
Segmentar significa mais do que simplesmente escolher o público alvo, significa aprender a ouvir seu público, ouvir seu cliente. O que seu cliente quer? Quando você conseguir responder à essa pergunta, o sucesso será inevitável. E não falo apenas do cliente externo, do aluno, mas também do cliente interno, seu colaborador.
Na 12ª IHRSA – Fitness Brasil, Edgar Corona, proprietário das Redes Bio Ritmo/Smart Fit explicou tudo de forma simples:
