Life Fitness, líder global em equipamentos de fitness, oferece produtos que utilizam a tecnologia a favor da saúde
22 Novembro 2019 por Bianca Montanarini
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, apenas 5% da população brasileira pratica atividade física; Na opinião de especialistas, a utilização de aplicativos e outros gadgets aumenta o interesse em saúde, bem-estar e qualidade de vida
O Brasil é o segundo país no ranking mundial em número de estabelecimentos voltados para a saúde e alunos matriculados. São 34,5 mil academias e 9,6 milhões de frequentadores, de acordo com a IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association). Embora expressivos, os números não são bem avaliados pela Organização Mundial da Saúde, que considera baixa a quantidade de pessoas que vão à academia – apenas 5% da população, enquanto o número de sedentários chega a 47% de brasileiros.
Em 2018, a OMS estabeleceu como missão reduzir globalmente o sedentarismo em adolescentes e adultos. A meta é baixar 10% até 2025 e 15% até 2030. Para isso, o órgão lançou o programa mundial Let’s Be Active, que estimula a prática de exercícios. A estratégia se baseia em ampliar a atividade em quatro pilares: sociedades, ambientes, sistemas e pessoas. Entre as ações: reforçar a educação física e a promoção da atividade física na escola, incorporar exercícios ao serviços de saúde, engajar cidades e comunidades, criar campanhas nacionais para estimular o conhecimento dos benefícios auxiliares da atividade física, aprimorar o acesso a espaços públicos de lazer ao ar livre e de centros esportivos, valorizar pesquisas científicas sobre o tema e ampliar a utilização de tecnologias digitais e soluções para vencer o sedentarismo.
Inerente às pessoas, a tecnologia pode ser uma aliada e tanto na busca pela saúde, além de ser uma importante ferramenta para malhar. De acordo com a consultoria GfK, 29% das pessoas que malham utilizam aplicativos móveis e dispositivos vestíveis para monitorar a própria saúde. De acordo com a pesquisa, realizada com pessoas em 16 países, o Brasil já está lado a lado com os Estados Unidos quando o assunto é o uso destes recursos.
Líder mundial em equipamentos de ginástica, a Life Fitness sempre ofereceu, no seu portfólio de produtos, funcionalidades inovadoras para impulsionar e estimular a atividade física. No mercado há alguns anos, a esteira Elevation, que possui o aplicativo da Netflix, foi pioneira em atrair fãs de seriados e estimulá-los na busca por vidas mais ativas. Nela, é possível se manter saudável de maneira prazerosa, sem perder nenhum instante de filmes e séries.
Para aqueles que gostam de desafios e se sentem motivados em competições, a Life Fitness possibilita que seus equipamentos sincronizem o aplicativo RunSocial. O praticante pode correr online com pessoas do mundo inteiro e ainda escolher e explorar um dos percursos do Lifescape, que possui rotas cênicas e com paisagens reais.
No segmento de bicicletas de treinamento indoor, a Life Fitness criou o ICG Connect. O aplicativo permite que o professor tenha acesso às informações de performance de todos os alunos que estão na aula. Esses dados podem ser utilizados para ajustar o treino, corrigir possíveis falhas, acompanhar a evolução de cada aluno, e aumentar a integração entre alunos, professor e os objetivos da aula.
Além disso, algumas bikes da Life Fitness são compatíveis com o Zwift, plataforma mundial de ciclismo virtual, que garante diferentes percursos, programas de treinamentos, e atividades em grupos acontecendo em tempo real, com pessoas do mundo todo.
Os equipamentos da Life Fitness também possuem sincronização com o aplicativo LF Connect, que permite interação entre esteiras, cross-trainers elípticos e bikes. “É possível monitorar o progresso durante o exercício e acessar treinos personalizados – algo bastante importante para manter a motivação. Melhorar o desempenho, acompanhar cada vitória pessoal e estabelecer novas metas são maneiras valiosas de estimular a atividade física e potencializar resultados”, orienta Fabio Mollica, trainer Life Fitness, que relembra a importância do acompanhamento de um profissional de educação física sempre.
“O hábito de praticar atividade física é uma maneira eficaz de prevenir diversas doenças, como a obesidade, a diabetes, a hipertensão, doenças cardíacas e a osteoporose. Além disso, tanto os exercícios quanto a socialização amenizam quadros de depressão e ansiedade, consideradas epidemias mundiais”, alerta Fabio Mollica.
A ideia de que os efeitos dos exercícios se aproximam muito de antidepressivos é compartilhada pela Vittude, plataforma online voltada para a saúde mental. Um levantamento da companhia, realizado em julho deste ano, aponta que 37% dos brasileiros apresentam estresse severo, enquanto 59% se encontram em estado severo de depressão. A ansiedade severa atinge níveis ainda mais altos: 63%. Ainda de acordo com a Vittude, elevar os níveis de serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar e felicidade é uma excelente maneira de sair da depressão. A serotonina é produzida naturalmente pelo corpo quando atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo são praticadas.
SOBRE A LIFE FITNESS
A Life Fitness é líder global em equipamentos de fitness comerciais. A empresa fabrica e vende seus equipamentos cardiovasculares e de força sob as marcas Life Fitness, Hammer Strength, Cybex, Indoor Cycling Group e SCIFIT. Com sede em Rosemont, nos arredores de Chicago, Illinois, a Life Fitness distribui seus equipamentos para mais de 166 países – no Brasil, possui subsidiária desde 1999 e conta com 10 lojas. Para mais informações sobre Life Fitness, visite www.lifefitness.com.br

Créditos de conteúdo:
https://www.segs.com.br/demais/204201-life-fitness-lider-global-em-equipamentos-de-fitness-oferece-produtos-que-utilizam-a-tecnologia-a-favor-da-saude

