Como evitar acidentes nas academias?

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto ilustrativa – Créditos: Eirin

É importante que treinadores e orientadores auxiliem seus alunos na escolha dos equipamentos esportivos mais adequados para evitar lesões.

Muitas vezes ao praticar exercícios as pessoas não dão a devida atenção ao equipamento que o esporte requer e isso pode provocar sérios danos ao corpo. No caso da utilização do tênis inadequado para a prática de corrida ou mesmo academia, as consequências não aparecem imediatamente, mas nem por isso são menos graves.

Na academia é importante que treinadores e orientadores auxiliem seus alunos na escolha dos equipamentos esportivos mais adequados para evitar lesões e machucados. “Os produtos vão desde o tênis mais indicado para cada pisada e tipo físico, até a roupa mais confortável”, afirma Roberto Grupenmacher, diretor da Procorrer, maior loja especializada em corrida de Curitiba.

Segundo Roberto, roupas apertadas demais ou de tecido que não é próprio para atividade física podem provocar assaduras e bolhas. “É papel da equipe da academia orientar seus alunos na escolha das roupas, assim o aluno não tem seus treinos prejudicados por lesões e machucados”.

Tadeu Natalio, professor de Educação Física, maratonista e presidente da Associação Procorrer, explica que se deve ficar atento para não utilizar o tênis de exercício no dia a dia. “A pisada do dia a dia é diferente da pisada quando praticamos exercícios, por isso é importante usar o tênis devido para cada atividade”, afirma Natalio.

É fundamental que a equipe da academia oriente seus alunos a prestar atenção nos atributos que o tênis oferece na hora da compra. Segundo Natalio, em primeiro lugar se deve verificar o amortecimento, de acordo com o peso e altura da pessoa. Depois disso, está o conforto na hora de calçar. “Sempre um dedo ou um dedo e meio sobrando, ou um número maior do que o que geralmente se usa”, aconselha Natalio, pois o pé incha durante a atividade física, e um tênis apertado pode causar lesões sérias na unha, principalmente em provas longas. Outro item importante é que o tênis possua uma tela que permita que o pé respire, já que a troca de calor durante oexercício é importante.

O professor Natalio chama a atenção para os tipos de problemas que podemos ter ao utilizar o tênis inadequado. “Quando praticamos exercício o impacto é divido entre tornozelo, joelho, quadril e coluna, mas normalmente as áreas que mais sofrem lesões são joelho, quadril e coluna”, afirma. Por isso, a utilização de um calçado inadequado (chinelos, sapatilhas ou tênis que não proporcionam amortecimento) pode causar danos musculares, de articulação e até acelerar casos de artrose. “É importante que a academia proíba a prática esportiva se o aluno estiver usando um calçado inadequado”, orienta Tadeu (com Lide Multimídia).

Bonde.com
Editoria: Saúde e Ambiente

TRAINER BRASIL

TRAINER BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.