Parente comenta possibilidade de redução do IRPF

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Cristiano-Parente-curso-de-qualificação-mundial-para-Personal-Trainer

Dedução de gastos do IR com personal trainer, academias e nutricionistas pode ser um grande incentivo à prática de atividades físicas

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou no último dia (7) um projeto que amplia a lista de despesas que podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). De acordo com o texto, gastos com nutricionista, profissional de educação física e clínicas ou academias de atividades físicas, nas modalidades especificadas em regulamento, poderão ser deduzidos.

Pela proposta aprovada, as despesas com as atividades físicas passam a ser permitidas, desde que respeitem o teto do mesmo valor que o limite

máximo de gastos com educação. Na declaração de 2015, por exemplo, foi de R$ 3.375,83 por pessoa.

Na visão do educador físico Cristiano Parente, eleito o melhor personal trainer do mundo em concurso da Life Fitness nos Estados Unidos, a aprovação do projeto significaria um grande incentivo à saúde do brasileiro. “O Brasil já é um dos maiores países quando o assunto é atividade física, mas também possui um grande índice de pessoas sedentárias e obesas. A aprovação deste projeto, apesar do cunho financeiro, trata também de um incentivo para aqueles que pretendem cuidar da saúde”, analisa.

O projeto de lei PLS 112/2012 foi aprovado com alterações feitas pelo relator, o senador Romário (PSB-RJ). Uma mudança foi substituir o termo “professor de educação física”, da proposta original, por “profissional de educação física”. Além disso, em vez de “academias de ginástica”, o senador propôs o termo “clínicas ou academias de atividades físicas”. Segundo ele, há inúmeras modalidades de atividade física que não se classificam como ginástica, mas que também trazem benefícios de emagrecimento e condicionamento físico para seus praticantes, como danças, lutas marciais, técnicas de reeducação postural e ioga, por exemplo.

O texto original do projeto estabelecia que as despesas com professor de educação física e com academia só poderiam ser abatidas se a atividade fosse uma recomendação médica. Assim, o contribuinte teria de apresentar receituário com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID). A emenda de Romário estende a possibilidade de desconto a todas as pessoas que pagam profissional de educação física, clínicas ou academias de atividades físicas, sem necessidade de comprovar indicação médica.

Cristiano Parente acredita que o texto aprovado está mais dentro da realidade dos profissionais do setor. “A dedução apenas para os alunos com recomendação médica limitaria muito a possibilidade deste benefício. A aprovação das emendas foi essencial para enquadrar o projeto à realidade da maioria dos brasileiros, que se exercita em academias e pratica diversas modalidades de atividades físicas”, conclui.

Atualmente, é possível abater do IR despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Mais sobre Cristiano Parente

Eleito o melhor personal trainer do mundo em concurso realizado no final de 2014 em Nova York (EUA) pela Life Fitness, maior fabricante de equipamentos de academia do mundo, o brasileiro superou mais de 1.700 treinadores de 43 países na competição. Cristiano tem três graduações pela Universidade de São Paulo (USP) – Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Esporte e Licenciatura em Educação Física –, além de quatro pós-graduações. É um dos sócios da Koatch Academia, sediada em São Paulo e especializada em atendimento personalizado há mais de dez anos.

Créditos: Jornal Dia a Dia

TRAINER BRASIL

TRAINER BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.