CREF 16 do RN identificou 187 falsos profissionais atuando no Estado

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Em 10 meses, fiscalização do Cref flagrou quase 190 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de educador físico no RN — Foto: Cref/Divulgação

Em 10 meses, 187 pessoas são flagradas trabalhando ilegalmente como educadores físicos no RN

Segundo o conselho regional que fiscaliza a profissão, exercício ilegal pode causar problemas à saúde da população. Contravenção penal pode resultar em prisão.
Por G1 RN 18/11/2019

Em 10 meses, fiscalização do Cref flagrou quase 190 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de educador físico no RN — Foto: Cref/DivulgaçãoEm 10 meses, fiscalização do Cref flagrou quase 190 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de educador físico no RN — Foto: Cref/Divulgação
Em 10 meses, fiscalização do Cref flagrou quase 190 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de educador físico no RN — Foto: Cref/Divulgação

Fiscais flagraram 187 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de Educador Físico no Rio Grande do Norte entre os meses de janeiro e outubro de 2019. O dado foi divulgado pelo Conselho Regional de Educação Física no estado. Essa atividade, de acordo com a entidade, pode causar problemas à saúde dos clientes e é considerada contravenção penal, podendo resultar em prisão.

“O primeiro perigo é que você não sabe quem está lhe atendendo e isso torna a contratação um negócio de risco. Orientações feitas por pessoas sem qualificação e registro para isso podem significar problemas sérios de saúde. Esse tipo de consultoria só deve ser feita por profissionais devidamente habilitados e é importante que quem contrata tenha pelo menos um encontro com quem oferece o serviço, para que possa ser avaliado. É importante ter a certeza que quem oferece esse tipo de consultoria é um Profissional de Educação Física”, explica o chefe do departamento de orientação e fiscalização do Conselho no RN, Luiz Marcos Peixoto.

De acordo com o Cref, a maior parte dos flagrados é formada por estudantes que ainda não terminaram a graduação em educação física e sem registro no Conselho. Muitas, além de trabalhar na função de personal trainer, também ofereciam serviços de consultoria pela internet.

O número maior de casos foi registrado no primeiro semestre do ano quando, entre janeiro e junho, 108 pessoas foram identificadas na atividade ilegal. Os registros dos meses seguintes também preocupam : 18 em julho, 17 em agosto, 24 em setembro e 20 em outubro.

Nos últimos anos, o Conselho Regional de Educação Física passou a receber com mais frequência denúncias sobre o exercício ilegal praticado nas redes sociais. São pessoas sem registro, como influenciadores digitais, que oferecem orientação de treinamentos e até pacotes de aulas.

Luiz Marcos também alerta para o cuidado com perfis que oferecem “desafios de emagrecimento” na internet. “Essas pessoas normalmente vendem orientação de treinamento e também serviços como dietas e até mesmo o uso de suplementação, o que só deve ser prescrito por nutricionistas”.

Pessoas identificadas atuando ilegalmente como Profissional de Educação Física são denunciadas ao Ministério Público e podem ser punidas pela justiça. O exercício ilegal da profissão é considerado contravenção penal prevista no artigo 47 da lei das contravenções penais, decreto de lei número 3688/41, com pena de prisão de 15 dias a três meses ou multa. Uma forma fácil de identificar um Profissional de Educação Física devidamente habilitado é pedindo que ele apresente a Cédula de Identidade Profissional, um documento emitido pelos Conselhos Regionais de Educação Física.

Créditos de conteúdo e imagem: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2019/11/18/em-10-meses-187-pessoas-sao-flagradas-trabalhando-ilegalmente-como-educadores-fisicos-no-rn.ghtml

Trainer Brasil

Trainer Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba gratuitamente os dois primeiros capítulos do livro, acompanhe as próximas publicações e as novidades do mercado.