Academia – Empresas x redes sociais

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Foto ilustrativa – Créditos: Geralt

NOVE MOTIVOS PARA INTERAGIR  

1 – Porque as mídias sociais deixaram de ser um ambiente exclusivo para jovens em busca de diversão e relacionamentos.

Empresas estão cada vez mais usando ferramentas de relacionamento para interagir com cliente e prospects.

2 – Porque o mercado mudou e o consumidor também…

Pouco tempo atrás, definíamos mercado em termos geográficos, por categoria ou grupos socioeconômicos. Hoje os melhores mercados são as redes. Elas são organizadas e inteligentes. Movem-se facilmente por meio de limites físicos e pelo fato de as pessoas terem razões coletivas para estar juntas e também necessidades, motivações, preferências e lealdades coletivas.

3 – Porque as tecnologias digitais criaram novos caminhos

Esses caminhos ligam pessoas com as mesmas afinidades, que antes estavam separadas geograficamente, por status social e econômico, por etnia ou religião.

4 – Porque essas pessoas agora se conectam por paixão.

Seus interesses ou atividades conduzem suas prioridades, suas atitudes, comportamentos.

5 – Porque coisas que gostam ou desgostam são formadas uns a partir dos outros.

Isso é essencial em um mercado onde o modelo que funciona melhor é o coletivo.

6 – Porque o valor das mídias sociais para a sua marca é inesgotável…

O valor não reside no tamanho de uma comunidade, mas sim na quantidade de pessoas que interagem dentro dela.

7 – Porque a diferença entre mídias tradicionais e mídias sociais é significativa…

Mídias Tradicionais

  • Acesso controlado pela localização e horários;
  • Conteúdo produzido, editado e distribuído mediante pagamento;
  • A experiência é profissional, padronizada, transacional e previsível;
  • O público é um consumidor passivo.

Mídias Sociais

  • O acesso é aberto a qualquer um, de qualquer lugar (no planeta), a qualquer momento;
  • O conteúdo é autogerado e distribuído gratuitamente;
  • A experiência é colaborativa, baseada nos interesses e nos relacionamentos dos usuários;
  • O público é criador ativo.

8 – Porque investir em Mídias Sociais é muito mais viável do que em mídias tradicionais, ainda mais em momentos de crise e pouca verba para gastos em marketing.

Como um negócio ou uma marca, as empresas devem participar de mídias sociais, em especial daquelas com perfil semelhante ao de seus clientes-alvo. Se elas não podem ser proprietárias de comunidades de clientes, podem influenciá-las e apoiá-las. Podem escutá-las e aprender com elas, e encorajá-las em relação à sua marca.

9 – As mídias sociais oferecem novas oportunidades:

  • Alcançar novos públicos;
  • Atingir com precisão determinados segmentos de forma mais pessoal;
  • Oferecer soluções mais abrangentes;
  • Apresentar uma experiência de marca mais rica para cada cliente.

Obrigado a todos e até a próxima.

João Laurentino

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