Empreendedorismo em Educação Física

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

 

Imagem ilustrativa – Créditos: CC0 Public Domain / FAQ

Na década de 90, a ONU, em conjunto com a Universidade de Havard, pesquisou o comportamento das pessoas de sucesso. O resultado foi a identificação das Características do Comportamento Empreendedor (CCE). Quando me formei em Educação Física, cheguei à conclusão de que muitos dos meus colegas possuiam tais características. Contudo, não tinham o estímulo necessário para o desenvolvimeto das mesmas. Alguns semestres antes de finalizar minha graduação, iniciei meu segundo curso superior: Administração. No curso de Administração tudo era planejado para que desenvolvessemos as CCEs, e isso despertou em mim a visão de que na Educação Física era necessário plantar esta semente, já que a terra era fértil.

Vamos então abordar um pouco mais sobre as CCEs. Essas características se trabalhadas e desenvolvidas são um caminho certo para o sucesso. Principalmente no que se refere ao planejamento, acompanhamento sistêmico e estabelecimento de metas, pois estes itens estão entre as principais dificuldades dos brasileiros. Abaixo, apresento uma breve descrição de cada característica. Repare que a maioria delas você já tem, só não as trabalha.

Busca de Oportunidades e Iniciativa – É a capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, e propor soluções inovadoras. Esta é a característica de coragem do empreendedor de sucesso. Coragem de encarar o desconhecido, pois agem antes de serem forçados pelas circunstâncias.

Persistência – Significa enfrentar os obstáculos buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações. Esta característica é o combustível dos empreendedores, eles sempre buscam formas diferentes de alcançar os objetivos, parecem incansáveis quando querem alguma coisa e continuam sua jornada quando muitos preferem desistir.

Exigência de Qualidade e Eficiência – É a decisão de fazer sempre melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade. Esta característica é a paixão dos empreendedores, que buscam uma forma de melhorar o que fazem, diminuir o tempo, reduzir os custos. Eles sempre estão insatisfeitos com o que fazem. A insatisfação é a energia da mudança. É uma característica contínua.

Comprometimento – É fazer sacrifícios pessoais ou dispender esforço extraordinário para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar um trabalho; se esmerar para manter os cliente satisfeitos e colocar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.

Busca de Informações – Significa buscar informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

Estabelecimento de Metas – Assumir metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal; definir com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelecer metas de curto prazo mensuráveis. Os empreendedores de sucesso são pessoas que registram tudo o que querem fazer, vivem fazendo listas sobre tudo. Eles sempre sabem ir, nunca andam a esmo. Estabelecimento de Metas é o motor dos empreendedores, é a característica mais importante.

Planejamento e Monitoramento Sistemáticos – Planejar dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e os utilizar para tomar decisões. O planejamento é o mapa dos empreendedores, é um guia valioso, contudo, difícil de ser executado por ser uma tarefa quieta, que exige pensamento e concentração.

Persuasão e Rede de Contatos – Utilizar estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos e atuar para desenvolver e manter relações comerciais.

Independência e Autoconfiança – Buscar autonomia em relação a normas e procedimentos; manter seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na sua própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios. Esta é a conseqüência de todas as outras características, não a fonte.

Créditos:  Linkare.com.br
Autor: Marcelo Machado

 

TRAINER BRASIL

TRAINER BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais