Oportunidade mercadológica – Depressão: benefícios do exercício

Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Imagem ilustrativa – Fonte Pixabay

A depressão afeta parcelas da população de todas as idades e de diferentes estilos de vida. A doença é a principal causa de incapacitação no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, (OMS). Felizmente, ela pode ser prevenida e tem tratamento. Mais do que isso: inúmeros estudos recentes que tratam sobre como vencer a depressão destacam o importante papel do exercício físico no combate ao transtorno.

A depressão é um problema psicológico e que consome grande parte da energia, impedido que a pessoa tenha força de vontade para realizar as tarefas do seu dia a dia. Até mesmo as mais simples das atividades, como ir ao supermercado, limpar o quintal, ou arrumar a casa, podem se tornar assustadora.

A perda de energia é uma das principais características da depressão. A prática do exercício físico é uma das melhores maneiras das pessoas deprimidas melhorarem o seu humor. Pode parecer absurdo, mas a prática do exercício físico gera energia. Sim!

O exercício físico liberta no cérebro substâncias, as endorfinas, que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade, são neuromediadores ligados à origem do bem-estar e do prazer. Por ser um potente libertador de endorfinas, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e, faz falta, como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Uma caminhada, por exemplo, de 20 a 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, pode ser uma grande ajuda para administrar melhor o stress. Contudo, é necessário que o ritmo de exercício seja adequado, pois um programa de atividade física que seja muito rígido e exigente pode deixar a pessoa ainda mais estressada.

Lembre-se sempre que o exercício físico contínuo tem benefícios tanto na esfera física como mental do ser humano, ao proporcionar uma melhor qualidade de vida. O segredo está em escolher uma atividade que seja agradável para quem a pratica, optando por uma modalidade na qual a pessoa se sinta bem e que realmente goste, para evitar a frustração.

Patricia Franco Rabello

patyrabello78@gmail.com

Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

Créditos:

Trainer Brasil

Trainer Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira o seu livro

O guia que vai transformar sua carreira!

About Me

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Mais Recentes

Redes Sociais